PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ANUNCIA CONDECORAÇÃO DE AGOSTINHO NETO, HOLDEN ROBERTO E JONAS SAVIMBI


Luanda —
 O Presidente da República, João Lourenço, anunciou esta quarta-feira, 15 de Outubro, na Assembleia Nacional, durante a mensagem sobre o Estado da Nação, que os três protagonistas da assinatura do Acordo de Alvor — António Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Malheiro Savimbi — serão condecorados com a Medalha Comemorativa dos 50 Anos da Independência Nacional.

De acordo com o Chefe de Estado, esta distinção tem como propósito reforçar o espírito de perdão, paz e reconciliação nacional, valorizando os esforços históricos de cada um na construção da Nação angolana.

“Vamos estender este reconhecimento nacional aos signatários dos Acordos de Alvor, atribuindo-lhes a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional. Não temos dúvidas de que este gesto, somado ao trabalho de dignificação das vítimas dos conflitos políticos e de consolo para os seus familiares, é um contributo indelével para a reconciliação nacional”, afirmou João Lourenço.

A homenagem surge num momento simbólico, em que o país se prepara para celebrar meio século de independência, e representa um passo importante no processo de reconciliação histórica entre as principais forças políticas que protagonizaram a luta de libertação nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *